segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jovens da Ilha de Cotijuba Produzem Vídeo de Bolso

Durante os Meses de Junho e Agosto jovens da Ilha de Cotijuba, distrito de Belém, participaram de uma oficina de produção de Vídeo de Bolso (técnica utilizando celulares, máquinas fotográficas e similares). A oficina fez parte do projeto Juventude, Participação e Autonomia (JPA) do Instituto Universidade popular-UNIPOP em parceria com o Núcleo de Produção Vamo Que Vamo.
Com os olhos e a mente voltados para a produção audiovisual, os alunos desenvolvem de maneira prazerosa suas habilidades com a leitura, a escrita e a capacidade de compreensão de diversas linguagens. Estas condições permitem que comunidades com pouco acesso a instrumentos de produção cultural possam se auto-representar e manifestar sua leitura da realidade através do vídeo.

"Para isso aproveitamos o desenvolvimento das tecnologias de telefonia móvel, a popularização e o barateamento dos aparelhos celulares com câmeras para facilitar o acesso aos recursos técnicos necessários para a produção audiovisual. Logo no primeiro contato a decisão pelo uso dos celulares se mostrou, pedagogicamente, mais do que acertada, pois, mesmo sendo moradores de comunidade carente, os jovens participantes já demonstravam familiaridade com o equipamento. Isso potencializou as características peculiares das câmeras dos celulares, que são de fácil manipulação e difusão dos resultados finais". Disse Harrison Lopes, Instrutor da Oficina.

As aulas aconteceram durante três sábados. Os alunos aprenderam técnicas de roteiro, produção, gravação e edição. A turma foi dividida em Três grupos, cada grupo escolheu um tema sobre a sua indentidade cultural para ser trabalhado. Os temas foram: 
POLUIÇÃO NA ILHA: "Nos finais de semana recebemos bastantes turistas, porem, não são apenas os turistas que contribuem com a poluição nas praias e em toda a ilha, os moradores também tem a sua parcela de culpa nessa situação. Diante disso queremos realizar um vídeo que denuncie o problema e sensibilize a população sobre a importância de manter a nossa ilha preservada". Diz Lílian Farias, aluna da Oficina. 

EDUCAÇÃO, AS DIFICULDADES DO ENSINO PUBLICO NA ILHA DE COTIJUBA: "Sabemos que sem a educação não podemos conquistar uma boa profissão, por esse motivo queremos usar, através de um vídeo, o nosso direito de protestar e reivindicar melhorias em um direito básico pra gente, a educação". Ressalta a aluna da oficina,Tamara Cardoso. 


COTIJUBA, ILHA PARADISIACA, FICÇÃO  OU REALIDADE?: "O vídeo mostra a aventura de três turistas, que vem para Cotijuba cheios de sonhos com um jardim do “Hedem”, mas se deparam com uma realidade nada agradável ao explorarem pontos estratégicos da ilha. Queremos com esse vídeo alertar aos moradores da ilha, de forma lúdca, ficcional, principalmente, sobre a importância de manter a ilha limpa e preservada para não perdermos o nosso principal "ganha pão", o turismo. Disse Tatyara Barbosa, aluna da Oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário