terça-feira, 11 de outubro de 2011

Iva Rothe leva show "Aparecida" a Anapu



Em Julho desse ano o VQV, representado pelo educomunicador Harrison Lopes, acompanhou a cantora e compositora paraense Iva Rothe ao município de Anapu/PA, onde ela cantou para os agricultores do PDS Esperança, a poucos metros do local onde irmã Dorothy foi assassinada.

O show leva ao palco o terceiro álbum da artista, que é resultado de pesquisas sonoras e de entrevistas com mulheres em comunidades e municípios do Estado do Pará.
Toda mulher é, ou não, aparecida? Esta pergunta é o ponto de partida para o show ‘’Aparecida’’ e denomina, no linguajar típico do caboclo paraense, alguém que gosta de se mostrar ou aparecer em público

"Com aprofundamento conceitual e rigor técnico, o trabalho é uma mostra da rica diversidade cultural do Pará e da pluralidade brasileira. Nele, mulheres da Amazônia paraense permitem que seu olhar e seu ouvir sobre si mesmas e sobre sua condição feminina apareçam em falas nas quais o denominador comum é a peculiaridade, independentemente do grupo étnico, da região em que vivem no Pará, da idade e da classe social de que fazem parte", define Iva.

Além do show, Iva e  músicos convidados realizaram uma oficina de pré-produção de CD com os agricultores da região, momento em que cada um pode expor o seu trabalho e ter a chance de ter o mesmo gravado em CD, a ser lançado em 2012 na próxima Romaria da Floresta, com a expectativa do retorno desse belo projeto ao município.

domingo, 4 de setembro de 2011

O VQV participou do Seminário sobre Extermínio da Juventude




O Instituto Universidade Popular (UNIPOP), em parceria com a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém, promoveu sábado (03) o Seminário Extermínio da Juventude. O evento ocorreu no período das 9h às 17h, no Porão Cultural da Unipop e contou com a participação de especialistas em violência, dentre eles, o sociólogo Raul Navegantes, do Observatório da Violência da Universidade Federal do Pará (UFPA); e Lucia Isabel Silva, da ONG Sodireitos.

Um dos objetivos da programação foi fortalecer a Campanha contra o Extermínio da Juventude, por meio de uma articulação promovida por diversas organizações, na perspectiva de fazer a sociedade brasileira debater sobre as diversas formas de violência contra o público juvenil, relatadas, sobretudo, na mídia local e nacional.

A expectativa é avançar no debate e, ao mesmo tempo, desencadear ações que possam apontar alternativas de mudanças de vida dos jovens, os quais são tanto vítimas, como autores de homicídios.

Segundo o coordenador do seminário, o geógrafo e educador da UNIPOP Gilson Dias, de 24 anos, ao realizar o seminário, a organização pretende articular o enfrentamento ao extermínio dos jovens no Pará. “Será um momento de encontro e reflexão sobre a situação da juventude no Estado. Por isso, convidamos os movimentos e organizações voltadas para garantir os direitos da juventude, principalmente, à vida, somarem conosco na perspectivas de criação de propostas de políticas publicas para nós, jovens”, ressalta.


fonte: www.unipop.org.br                                                                     LEIA MAIS

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Que Cidade Queremos para Viver? (JPA Terra Firme)



Esse vídeo é resultado da oficina de vídeo de bolso, realizada, pela ONG Unipop com jovens da Terra Firme, ministrada pelo Núcleo Vamo Que Vamo.
Os Jovens foram às ruas do bairro para saber dos moradores Que Cidade Eles Querem Para Viver.

domingo, 8 de maio de 2011

Jovens da Terra Firme Participam de Oficina de Vídeo


Jovens do bairro da terra firme participaram de oficina de vídeo de bolso promovida pelo programa Juventude, Participação e Autonomia da ONG Unipop e foi facilitada pelo educomunicador, Harrison Lopes, do Núcleo Vamo Que Vamo.
A oficina de vídeo de bolso consiste em realizar vídeos usando máquinas fotográficas e celulares, utensílios de fácil acesso e manuseio que a maioria dos jovens possuem.

Durante o primeiro dia de oficina os jovens aprenderam como produzir um roteiro de gravação, técnicas de filmagem, técnicas de reportagem e exercitaram isso em sala através de uma dinâmica bem divertida. No segundo dia foi a hora da ação, os jovens saíram às ruas do bairro da terra Firme para fazer a gravação do vídeo. O tema escolhido foi Que Cidade Queremos para Viver?. Os jovens filmaram e entrevistaram os moradores do bairro para saber como seria a cidade que eles querem para viver. Assista ao Vídeo.



Para o cinegrafista e educomunicador Harrison Lopes, ministrante da oficina, é uma forma de estimular os jovens a fazerem uso dessas ferramentas de forma consciente e atuarem como agentes sociais de transformação, usando o audiovisual como estratégia para retratar a comunidade em que vivem e serem uma voz a ser ouvida.

Vídeo de apresentação dos membros da oficina

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ciências Sociais, por que?


O Curso de Ciências Sociais envolve três grandes áreas do conhecimento: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Essas áreas tem, como objetivo geral, descrever, diagnosticar, interpretar e explicar as relações sociais, culturais e as políticas.
 
Mas qual será a principal motivação que faz as pessoas escolherem por esse curso? Foi isso que o Vamo Que Vamo em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFPA foi procurar saber com esse vídeo feito com @s Calour@s 2011.

sábado, 12 de março de 2011

VQV - Jambú do Kaveira


Matéria do Vamo Que Vamo em rede nacional.
No Outro olhar, você vai conhecer um bloco de carnaval paraense que leva para a folia o tradicional tacaca. É o "JAMBÚ DO CAVEIRA". A produção é do Centro de Comunicação e Educação Popular de Belém

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011