‘Abraço Jovem IDEA’ foi coordenado por um grupo de jovens de Outeiro e Icoaraci – ceramistas, atores e atrizes, dançarinos, professores, estudantes da rede estadual de ensino, a coordenação juvenil do JOVEM IDEA que discutiram durante vários meses um jeito de como fazer um encontro de jovens com a cara dos jovens. Por isso, as discussões foram cochichos, as palestras foram apresentações, as perguntas foram convívio, as propostas para o Congresso Mundial IDEA 2010 foram depoimentos, desenhos, poemas.
“A saída para melhorar o mundo é fazer ciranda, brincar de roda, aproximar as pessoas na dança, no hip-hop, no canto, é fazer de conta, refazendo a realidade por nossa conta. Fazer de conta é criar a história de Pássaro, é inventar radionovela, é marcar coreografia”, explicou Luana Carla Pereira de Souza, 18 anos. “Tudo isso faz o mundo melhor, a gente transforma sentimento ruim, sofrimento em arte. No sábado, a gente riu dos bonecos, se emocionou com os poemas, bateu papo no lanche, pintou junto uns tecidos, contando como a gente se sente, como pensa em mudar o mundo, como a gente vê a juventude e principalmente como a juventude se expressa no mundo,”dise Robert machado, 17 anos.
O Jovem IDEA é um conjunto de culturas e expressões de esperança, que está cada vez mais forte, capaz de perceber diferente a formação do ser humano, por que nós somos o quanto temos ou não de sensibilidade e beleza em nosso corpo, em nossa mente. O Jovem IDEA se manifestará a partir de três grandes projetos de troca de culturas, oficinas e pedagogias como parte de uma semana que reunirá 1500 educadores e artistas de mais de 70 países e demonstrará uma resposta madura, criativa e humanizadora à crise educacional e civilizatória mundial.