quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vídeo de Bolso: Lixo, de quem é a culpa?



Vídeo produzido durante a oficina de vídeo de bolso do curso de comunicação popular da ONG Unipop em parceria com o vamo Que Vamo. Debate sobre a problemática do lixo e seus verdadeiros culpados.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um Celular na mão e muitas idéias na cabeça

Jovens de Belém participaram durante os meses de setembro e Outubro, de uma oficina para produção de vídeos de bolso, produzidos com telefones celulares e máquinas fotográficas. A oficina fez parte do curso de comunicação popular, promovido pela ONG Unipop e teve como parceiro o Núcleo de produção Vamo Que Vamo, que já domina essa prática na região.
Durante a oficina foram desenvolvidas habilidades tecnológicas para a produção de conteúdo multimídia a partir da apropriação artística e pedagógica de telefones celulares. A oficina permitiu ainda que os jovens identificassem formas de relacionar esses vídeos a conteúdos e processos educativos, como a construção de blogs e difusão através das redes sociais.

Os resultados da oficina foram a produção de três vídeos com a temática da educação: educação urbana, lixo de quem é a culpa? - Evasão Escolar: Escola da vida e a vida na escola – Educação no Brasil: Qual a sua opinião?

“Nosso objetivo é estimular estes jovens a aproveitar todo o interesse e habilidade, próprios da juventude, com as novas tecnologias, além das experiências sociais e culturais para produzir seus próprios vídeos retratando a sociedade com o seu olhar”. Destacou Harrison Lopes, facilitador da oficina.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Curta Paraense tem estréia nesta Quarta-Feira


Acontece nesta quarta-feira, 27, a estréia oficial do filme D. Juan (Mateus Moura/ Sr. Cheff Produções). Filme rodado nos dias 27 e 28 de julho de 2010 pela produtora independente Sr. Cheff Produções. Contou com o apoio da ETDUFPA (que cedeu o local de filmagem, com iluminação), o CEPEPO e o Vamo Que Vamo (que cedeu a câmera e os cinegrafistas), a MTV BELEM (que cedeu o microfone), a PARACINE (que bancou a alimentação) e a SINTDACPA (que cozinhou de forma admirável).

D. JUAN

SINOPSE:

O encontro de lobos.
O homem é lobo do homem.
A mulher é loba da mulher.
A ribalta é a lua cheia,
onde o encontro das bestas será aceito.

Realizador: Mateus Moura
Produção: Sr. Cheff Produções
Duração: 33 min
Formato: 16:9 & 4:3 / Cor / Digital

Serviço:
27/10 (quarta-feira), 2 sessões: às 19:00 e às 20:00
Teatro Cláudio Barradas (Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820)
Entrada franca.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Que é Comunicação Popular?



O VQV "Invadiu" a praça do CAN pra saber da galera que circula por lá o que é Comunicação Popular... O que será que a juventude entende desse assunto. O nosso enviado especial foi o Repórter  João Thiago Dias.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jovens da Ilha de Cotijuba Produzem Vídeo de Bolso

Durante os Meses de Junho e Agosto jovens da Ilha de Cotijuba, distrito de Belém, participaram de uma oficina de produção de Vídeo de Bolso (técnica utilizando celulares, máquinas fotográficas e similares). A oficina fez parte do projeto Juventude, Participação e Autonomia (JPA) do Instituto Universidade popular-UNIPOP em parceria com o Núcleo de Produção Vamo Que Vamo.
Com os olhos e a mente voltados para a produção audiovisual, os alunos desenvolvem de maneira prazerosa suas habilidades com a leitura, a escrita e a capacidade de compreensão de diversas linguagens. Estas condições permitem que comunidades com pouco acesso a instrumentos de produção cultural possam se auto-representar e manifestar sua leitura da realidade através do vídeo.

"Para isso aproveitamos o desenvolvimento das tecnologias de telefonia móvel, a popularização e o barateamento dos aparelhos celulares com câmeras para facilitar o acesso aos recursos técnicos necessários para a produção audiovisual. Logo no primeiro contato a decisão pelo uso dos celulares se mostrou, pedagogicamente, mais do que acertada, pois, mesmo sendo moradores de comunidade carente, os jovens participantes já demonstravam familiaridade com o equipamento. Isso potencializou as características peculiares das câmeras dos celulares, que são de fácil manipulação e difusão dos resultados finais". Disse Harrison Lopes, Instrutor da Oficina.

As aulas aconteceram durante três sábados. Os alunos aprenderam técnicas de roteiro, produção, gravação e edição. A turma foi dividida em Três grupos, cada grupo escolheu um tema sobre a sua indentidade cultural para ser trabalhado. Os temas foram: 
POLUIÇÃO NA ILHA: "Nos finais de semana recebemos bastantes turistas, porem, não são apenas os turistas que contribuem com a poluição nas praias e em toda a ilha, os moradores também tem a sua parcela de culpa nessa situação. Diante disso queremos realizar um vídeo que denuncie o problema e sensibilize a população sobre a importância de manter a nossa ilha preservada". Diz Lílian Farias, aluna da Oficina. 

EDUCAÇÃO, AS DIFICULDADES DO ENSINO PUBLICO NA ILHA DE COTIJUBA: "Sabemos que sem a educação não podemos conquistar uma boa profissão, por esse motivo queremos usar, através de um vídeo, o nosso direito de protestar e reivindicar melhorias em um direito básico pra gente, a educação". Ressalta a aluna da oficina,Tamara Cardoso. 


COTIJUBA, ILHA PARADISIACA, FICÇÃO  OU REALIDADE?: "O vídeo mostra a aventura de três turistas, que vem para Cotijuba cheios de sonhos com um jardim do “Hedem”, mas se deparam com uma realidade nada agradável ao explorarem pontos estratégicos da ilha. Queremos com esse vídeo alertar aos moradores da ilha, de forma lúdca, ficcional, principalmente, sobre a importância de manter a ilha limpa e preservada para não perdermos o nosso principal "ganha pão", o turismo. Disse Tatyara Barbosa, aluna da Oficina.

Juventude de Belém celebra DNJ no Domingo

No domingo, 24, a Pastoral da Juventude da arquidiocese de Belém (PJA) comemora, em sintonia com as Pastorais da Juventude de todo Brasil o Jubileu de 25 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ), atividade mais importante no calendário jovem da Igreja do Brasil. Este ano o DNJ, cujo tema é “Celebrando a memória e transformando a história” e o lema “Muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência”, é mais uma atividade a ressoar a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens.
A atividade será no bairro da Cabanagem, um dos bairros que mais sofre com a violência em Belém, a partir das 16h, com uma caminhada que sairá da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, até a paróquia se Santa Edwiges onde será celebrada missa, e após, show cultural.
“O objetivo do DNJ é reunir toda a juventude da arquidiocese de Belém numa única festa, numa única reza, numa única luta em favor da vida da juventude. É por ver o rosto alegre da juventude, que percebemos Deus no meio de nós”, disse o assessor arquidiocesano da PJA, Eraldo Paulino.