sábado, 29 de maio de 2010

Especial Dia das Mães

Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra.
(Barbosa Filho)

É baseado nisso que o VQV prestou uma homenagem às mães. Escolhemos como personagens dessa homenagem as mães guerreiras que trabalham no Ver-O-Peso. Assista ao vídeo.

Blitz educação: Guamá

O Vamo Que Vamo saiu às ruas do bairro do Guamá pra saber o que que os estudantes acham da educação nas escolas públicas. Acompanhe em mais um Blitz VQV.



sexta-feira, 14 de maio de 2010

Abraço Jovem IDEA

No dia 24 de abril, houve uma celebração da vida em Outeiro, Grande Belém. Grupos de jovens vieram de várias partes do estado dialogaram pela arte que sabem fazer muito bem. Cerca de 300 jovens, entre eles o VAMO QUE VAMO, mostraram no ‘Abraço Jovem IDEA Escola Bosque’ que a Amazônia tem muito a dizer sobre o planeta, a humanidade do que a gente tem de fazer, e já tem gente fazendo, para melhorar o mundo. Antecipou uma grande convergência mundial de jovens que acontecerá em Outeiro, dimensão juvenil do VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA), “Viva a Diversidade Viva: Abraçando as Artes de Transformação!”, que a Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA) realizará em Belém, entre 17 e 25 de julho de 2010.

‘Abraço Jovem IDEA’ foi coordenado por um grupo de jovens de Outeiro e Icoaraci – ceramistas, atores e atrizes, dançarinos, professores, estudantes da rede estadual de ensino, a coordenação juvenil do JOVEM IDEA que discutiram durante vários meses um jeito de como fazer um encontro de jovens com a cara dos jovens. Por isso, as discussões foram cochichos, as palestras foram apresentações, as perguntas foram convívio, as propostas para o Congresso Mundial IDEA 2010 foram depoimentos, desenhos, poemas.










“A saída para melhorar o mundo é fazer ciranda, brincar de roda, aproximar as pessoas na dança, no hip-hop, no canto, é fazer de conta, refazendo a realidade por nossa conta. Fazer de conta é criar a história de Pássaro, é inventar radionovela, é marcar coreografia”, explicou Luana Carla Pereira de Souza, 18 anos. “Tudo isso faz o mundo melhor, a gente transforma sentimento ruim, sofrimento em arte. No sábado, a gente riu dos bonecos, se emocionou com os poemas, bateu papo no lanche, pintou junto uns tecidos, contando como a gente se sente, como pensa em mudar o mundo, como a gente vê a juventude e principalmente como a juventude se expressa no mundo,”dise Robert machado, 17 anos.

O Jovem IDEA é um conjunto de culturas e expressões de esperança, que está cada vez mais forte, capaz de perceber diferente a formação do ser humano, por que nós somos o quanto temos ou não de sensibilidade e beleza em nosso corpo, em nossa mente. O Jovem IDEA se manifestará a partir de três grandes projetos de troca de culturas, oficinas e pedagogias como parte de uma semana que reunirá 1500 educadores e artistas de mais de 70 países e demonstrará uma resposta madura, criativa e humanizadora à crise educacional e civilizatória mundial.

Maiores informações sobre Jovem IDEA:

Ricardo Torres (Coordenador de Jovem IDEA): 91 8821 6161

Maiores informações sobre o Congresso Mundial de 2010:

Manoela Souza (Coordenadora Internacional): 91 8107 8181

Fonte: Carlos Pará